ARRAIÁ DE SABORES

Equipe Solaretto • 12 de junho de 2019

É claro que neste mês não poderíamos deixar as guloseimas que tanto nos alegra nas festividades juninas passarem por despercebidas, não é? Por isso mais uma vez o Chef Flávio Augusto traz a releitura de dois clássicos, transformando em sorvete, a Pamonha e o Pé de Moleque.

Para abrir a nossa conversa, vamos falar um pouquinho da origem da pamonha, ou pelo menos, tentar remontar algumas alternativas para tal, afinal nada comprova a sua origem. Há quem diga que ela vem das tradições indígenas, que dominavam o cultivo do milho. Essa sugestão fica forte quando ao analisar que a palavra “Pamonha” vem do tupi “Pa'muña”, que significa pegajoso. Outros falam que os portugueses trouxeram para o Brasil uma receita muito semelhante à da Pamonha e que os escravos africanos teriam feito adaptações na receita em cada região.

Independente disso, podemos dizer que ela é uma das preciosidades do Brasil, afinal a Pamonha é muito consumida na região centro-oeste, mais especialmente no estado de Goiás, mas também está presente em Minas e São Paulo, onde podemos ressaltar a Cidade de Piracicaba.

Quem nunca ouviu o carro da pamonha passando em frente de casa com aquela voz “Pamonhas, pamonhas, pamonhas, pamonhas de Piracicaba”, pois é, as pamonhas da família Rodrigues na década de 70, difundiu a cultura da Pamonha e disseminou o nome da cidade de Piracicaba, alcançando a marca de 6mil pamonhas vendidas por dia.

Com variações salgadas e doces, a Pamonha é uma delícia, e nesse mês ganhou a sua versão no sorvete que é fabricado com milho e recebe o recheio de doce de milho cremoso, que deixa a experiência da colherada, uma verdadeira perdição.

Pé de moleque, é o segundo sabor do mês de junho e tem muita história boa que levou este sabor ser o escolhido do mês. Tipicamente brasileiro, o doce foi criado no século XVI com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegador Martin Afonso de Sousa, mas foi somente na década de 30, que ele passaria a ser produzido sistematicamente no interior de Minas Gerais, Estado onde se encontra a cidade de Piranguinho, muito famosa pela produção artesanal do doce, e que leva o título de Capital Nacional do Pé de Moleque, destacando-se com a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo”.

Para você ter uma ideia o ano passado (2018), a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo em Piranguinho reuniu mais de 15 mil pessoas que acompanharam a produção de mais um doce gigante que mediu 23 metros e 13 centímetros. Imagina só?

Agora você sabe o motivo que essa delicia ganhou esse nome? Pois bem, tem duas alternativas para o batizado da guloseima. A primeira versão é devido à semelhança da cor do doce com a cor e os calos dos pés das crianças acostumadas a correr no chão de terra batida. Já a segunda versão, diz que o nome se originou da fala das cozinheiras que eram amoladas pelas crianças que pediam por um pouco de doce enquanto elas mexiam seus tachos e diziam a eles “Pede, moleque!” kkkk.

Independente das versões, o doce é maravilhoso e ganhou a sua versão em sorvete. Uma deliciosa massa que é saborizada com a caramelização do açúcar da calda, e que ganha mesclas de pé de moleque de colher, produzido pelo Chef Flávio exclusivamente para esse sabor e pedacinhos de pé de moleque tradicional, que trazem ainda mais textura a essa exclusividade que é limitadíssima.

Como você já sabe, todo mês temos dois sabores exclusivos para você saborear, então corre já para a nossa loja antes que o mês chegue ao fim para provar os sabores juninos! Se você já provou, deixe aqui o seu comentário!

CONFIRA TAMBÉM

Por Equipe Solaretto 24 de setembro de 2025
A tradicional competição “Quem Come Mais Sorvete”, um dos pontos altos da 5ª edição do Festival do Sorvete de Itápolis, que surpreendeu o público neste ano com um sabor inusitado e inovador: sorvete de Coca-Cola. Desenvolvido especialmente para o evento pela Solaretto Sorvetes, o produto foi elaborado a partir do próprio refrigerante, equilibrado com um blend exclusivo de açúcares, resultando em uma receita única que conquistou a curiosidade dos competidores e espectadores. A criação foi possível graças à parceria da Solaretto com a Prospel Distribuidora e a marca Duas Rodas, referência nacional no fornecimento de insumos para o setor. A Prospel é a distribuidora oficial da Duas Rodas na região, garantindo acesso a ingredientes de alta qualidade que possibilitam inovações como esta. O lançamento desse sabor inédito também dá continuidade à campanha inusitada lançada neste ano pelo município de Itápolis, que pleiteia a instalação de uma unidade da Coca-Cola na cidade. A ação reforça o espírito criativo e empreendedor do município, que busca atrelar sua identidade à inovação e ao fortalecimento econômico regional. Fundada em 2001, a Prospel se consolidou como uma das principais distribuidoras de insumos e soluções para o mercado alimentício. A empresa oferece produtos para fabricação de sorvetes e açaí, ingredientes para confeitaria, embalagens descartáveis e itens de higiene e limpeza. Com um Centro de Distribuição, três lojas físicas e uma loja virtual, a Prospel se destaca pela agilidade e pontualidade na entrega, atendendo um público diversificado que inclui sorveterias, restaurantes, padarias, supermercados, lanchonetes, clínicas, laboratórios e o comércio em geral. O grande destaque desta edição foi Paulo Henrique Esteves dos Santos Baptista, que conquistou o título ao devorar impressionantes 1,4 kg de sorvete em apenas cinco minutos. Sua performance surpreendeu o público e reafirmou a competição como uma das atrações mais emocionantes do festival. Confira a seguir os resultados completos. 
Por Equipe Solaretto 23 de setembro de 2025
Itápolis celebrou em grande estilo o Festival de Sorvete no dia 20 de setembro, transformando a Praça Roberto Del Guércio em um polo de lazer, cultura e gastronomia das 10h às 23h30. Reconhecida como a Capital Nacional do Sorvete, a cidade recebeu milhares de visitantes para uma programação diversificada: abertura oficial, praça de alimentação solidária, feira de artesanato (Itavem), área kids, apresentações culturais e esportivas, além da presença da Carreta Sebrae com serviços para empreendedores. Um dos momentos mais aguardados foi a tradicional competição “Quem Come Mais Sorvete”, vencida por Paulo Henrique Esteves dos Santos Baptista, que consumiu 1,4 kg em apenas 5 minutos. A ASSIIP também promoveu a degustação de sorvetes, reforçando a valorização da tradição sorveteira local por meio das sorveterias associadas. O espetáculo “O Seu Circo Mágico”, oferecido pela Prospel, encantou o público com mágica, palhaçaria e malabarismo, reafirmando o compromisso da empresa com a cidade. Já o encerramento ficou por conta dos shows de Vinícius Alberto e Grupo Quatro Mix que contagiou a todos. CONFIRA AS FOTOS
Por Equipe Solaretto 18 de setembro de 2025
A cidade de Itápolis, reconhecida nacionalmente como a Capital do Sorvete, se prepara para receber a 5ª edição da Festa do Sorvete, que será realizada no dia 20 de setembro, na Praça Roberto Del Guércio, com programação das 10h às 23h30. Desde a retomada em 2021, a Festa do Sorvete se consolidou como um dos eventos mais importantes da cidade. Em 2022, foi lançado oficialmente o projeto da Rota do Sorvete; em 2023, a competição e as atrações culturais marcaram a comemoração do Dia Nacional do Sorvete; e em 2024, a festa integrou a programação da Semana Cultural dos 162 anos de Itápolis, com shows musicais e atividades para toda a família. Para 2025, a expectativa é de que esta seja a maior edição já realizada, reforçando a tradição itapolitana e movimentando o turismo regional. Programação 10h – Abertura oficial. 11h – Abertura da Praça de Alimentação Solidária. 14h às 17h – Palco tomado pelas apresentações dos Talentos Itapolitanos, com participação do Grupo Tarantella EMEF “José Toledo de Mendonça”, Tatiane Rabachini e alunas (Dança do Ventre), Arana Garcia e alunas (Dança do Ventre), Rodrigo Rabachini (Krav Maga), Daiany Mascari (Ballet) e a tradicional Fanfarra Valentim Gentil. 15h em diante – Diversas atrações: Capoterapia, Zumba, Área Kids, Feira Itavem (artesanato), Carreta SEBRAE e o estande da ASSIIP, o nde o público poderá degustar sorvetes artesanais. A Solaretto Sorvetes estará presente mais uma vez no estande da ASSIIP, oferecendo seus sorvetes para degustação e preparando novamente o sorvete da tradicional competição “Quem come mais sorvete”, marcada das 18h às 19h . As inscrições começam às 17h30 , ao lado do palco principal, com vagas limitadas a 20 participantes. Os vencedores recebem premiação em dinheiro. Estreando na festa, a empresa Prospel traz para a cidade o espetáculo do grupo “O Seu Circo Mágico”, a partir das 15h, reunindo mágico, malabarista, palhaço e equilibrista, em uma performance que promete encantar toda a família. O encerramento será com o show de Vinícius Alberto e Grupo Quatro Mix, a partir das 19h, garantindo música e diversão até o fim da noite. 
Por Equipe Solaretto 1 de setembro de 2025
Nesta sexta-feira (29), Itápolis foi destaque no jornal Estadão, em reportagem assinada pela jornalista Ana Lourenço no quadro Bate-Volta SP, do caderno Cultura & Comportamento. A cidade foi apresentada como a Capital Nacional do Sorvete, valorizando sua tradição artesanal e a força das famílias que, de geração em geração, mantêm viva essa vocação. Entre os pontos destacados pela matéria está a história da Solaretto Sorvetes, empresa idealizada por Flávio Augusto, que também preside a ASSIIP – Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior Paulista. O Estadão ressaltou que a marca se tornou referência ao unir tradição, inovação e proximidade com o cliente, característica que diferencia as sorveterias do interior paulista. Segundo Flávio Augusto, “as sorveterias do interior proporcionam uma experiência única de acolhimento e qualidade, que vai além do sabor do produto”. Essa visão foi citada pela reportagem como exemplo do espírito associativista que fortalece não apenas a Solaretto, mas todo o setor em Itápolis. A matéria também relembrou que a cidade conta com 22 sorveterias familiares, uma produção anual de mais de 521 mil litros de sorvete, e projetos como a Rota do Sorvete e a tradicional Festa do Sorvete, que consolidam o município como referência nacional. Além da versão impressa, Itápolis e a Solaratto também ganharam espaço nas redes sociais do Estadão, no quadro Bate-Volta SP, ampliando a visibilidade e reforçando o turismo gastronômico da cidade. Confira a matéria completa e saiba como a Solaretto e Itápolis ajudaram a transformar a cidade na Capital Nacional do Sorvete.
Show More