Blog Post

ARRAIÁ DE SABORES

Equipe Solaretto • jun. 12, 2019

É claro que neste mês não poderíamos deixar as guloseimas que tanto nos alegra nas festividades juninas passarem por despercebidas, não é? Por isso mais uma vez o Chef Flávio Augusto traz a releitura de dois clássicos, transformando em sorvete, a Pamonha e o Pé de Moleque.

Para abrir a nossa conversa, vamos falar um pouquinho da origem da pamonha, ou pelo menos, tentar remontar algumas alternativas para tal, afinal nada comprova a sua origem. Há quem diga que ela vem das tradições indígenas, que dominavam o cultivo do milho. Essa sugestão fica forte quando ao analisar que a palavra “Pamonha” vem do tupi “Pa'muña”, que significa pegajoso. Outros falam que os portugueses trouxeram para o Brasil uma receita muito semelhante à da Pamonha e que os escravos africanos teriam feito adaptações na receita em cada região.

Independente disso, podemos dizer que ela é uma das preciosidades do Brasil, afinal a Pamonha é muito consumida na região centro-oeste, mais especialmente no estado de Goiás, mas também está presente em Minas e São Paulo, onde podemos ressaltar a Cidade de Piracicaba.

Quem nunca ouviu o carro da pamonha passando em frente de casa com aquela voz “Pamonhas, pamonhas, pamonhas, pamonhas de Piracicaba”, pois é, as pamonhas da família Rodrigues na década de 70, difundiu a cultura da Pamonha e disseminou o nome da cidade de Piracicaba, alcançando a marca de 6mil pamonhas vendidas por dia.

Com variações salgadas e doces, a Pamonha é uma delícia, e nesse mês ganhou a sua versão no sorvete que é fabricado com milho e recebe o recheio de doce de milho cremoso, que deixa a experiência da colherada, uma verdadeira perdição.

Pé de moleque, é o segundo sabor do mês de junho e tem muita história boa que levou este sabor ser o escolhido do mês. Tipicamente brasileiro, o doce foi criado no século XVI com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegador Martin Afonso de Sousa, mas foi somente na década de 30, que ele passaria a ser produzido sistematicamente no interior de Minas Gerais, Estado onde se encontra a cidade de Piranguinho, muito famosa pela produção artesanal do doce, e que leva o título de Capital Nacional do Pé de Moleque, destacando-se com a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo”.

Para você ter uma ideia o ano passado (2018), a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo em Piranguinho reuniu mais de 15 mil pessoas que acompanharam a produção de mais um doce gigante que mediu 23 metros e 13 centímetros. Imagina só?

Agora você sabe o motivo que essa delicia ganhou esse nome? Pois bem, tem duas alternativas para o batizado da guloseima. A primeira versão é devido à semelhança da cor do doce com a cor e os calos dos pés das crianças acostumadas a correr no chão de terra batida. Já a segunda versão, diz que o nome se originou da fala das cozinheiras que eram amoladas pelas crianças que pediam por um pouco de doce enquanto elas mexiam seus tachos e diziam a eles “Pede, moleque!” kkkk.

Independente das versões, o doce é maravilhoso e ganhou a sua versão em sorvete. Uma deliciosa massa que é saborizada com a caramelização do açúcar da calda, e que ganha mesclas de pé de moleque de colher, produzido pelo Chef Flávio exclusivamente para esse sabor e pedacinhos de pé de moleque tradicional, que trazem ainda mais textura a essa exclusividade que é limitadíssima.

Como você já sabe, todo mês temos dois sabores exclusivos para você saborear, então corre já para a nossa loja antes que o mês chegue ao fim para provar os sabores juninos! Se você já provou, deixe aqui o seu comentário!

CONFIRA TAMBÉM

FLÁVIO AUGUSTO É UM DOS PALESTRANTES CONFIRMADOS DO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 22 abr., 2024
O Chef Flávio Augusto retorna ao palco do CLASH - Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados este ano, desta vez representando a ASSIIP, Associação do Setor de Sorvete de Itápolis e interior Paulista.
ESTÁ CHEGANDO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 12 abr., 2024
O Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH) é um evento anual que reúne os principais representantes do setor de Sorvetes e Gelatos. Este congresso proporciona um espaço de atualização e conexões abundantes para impulsionar as atividades dos participantes.
ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO
Por Equipe Solaretto 15 mar., 2024
No último sábado, dia 9 de março, às 19h, o Espaço Artístico Tatiane Rabachini abriu suas portas para uma noite mágica com o evento ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO. O evento foi uma celebração vibrante da cultura árabe, repleta de cores, sabores e a arte da dança.
BATE-PAPO COM MEMBROS DA ASSIIP NO ITACAST
Por Equipe Solaretto 14 fev., 2024
Na noite desta segunda-feira (12/02), o Itacast - O Podcast da Cidade das Pedras recebeu os ilustres convidados Flávio Augusto e Claudia Paschoaloto para uma conversa reveladora sobre a criação da ASSIIP - Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior. Sob o comando de Eliseu Matioli, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 20h, com o objetivo de entrevistar personalidades locais, oferecer entretenimento e esclarecer dúvidas da população em geral. Neste bate-papo descontraído e repleto de informação, os convidados compartilharam os bastidores de como tudo começou, desde a ideia inicial até a consolidação e criação da associação. Flávio e Claudia discorreram sobre a vocação de Itápolis para o sorvete, destacando a rica história e tradição do município nesse segmento. Além disso, abordaram os trabalhos desenvolvidos pela associação, como a Rota do Sorvete, um roteiro que valoriza as sorveterias locais e também o evento Decola, que mobiliza toda a cadeia de food service do interior paulista. Para conferir todos os detalhes desse animado bate-papo e conhecer mais sobre os projetos e iniciativas da ASSIIP, não deixe de assistir na íntegra o episódio que está logo abaixo. Uma oportunidade única de mergulhar no universo do sorvete em Itápolis e entender como o trabalho colaborativo e a paixão pelo sorvete podem transformar e promover o desenvolvimento econômico e cultural do município. O Itacast continua abrindo espaço para as vozes e histórias que fazem de Itápolis uma cidade vibrante e cheia de talentos. Fique ligado nos próximos episódios e participe desse podcast que celebra a diversidade, criatividade e a força da cidade das pedras.
Show More
Share by: