Blog Post

COMEÇA O SIRHA MÉXICO

Fran Bassi • abr. 12, 2018

O Sirha 2018 aconteceu na cidade de São Paulo, entre os dias 14 a 16 de março, e junto com o evento, trouxe os campeonatos gastronômicos de maior importância no mundo, sendo o Talentos do Gelato, Coupe du Mond de La Pâtisserie e o aclamado Bocuse d’Or.

No dia 16, aconteceu a seletiva nacional do Bocuse d’Or que durou cerca de 5h35min e é o maior concurso de gastronomia no mundo, conhecido também como a “Olimpíada Gastronômica” e o primeiro concurso onde os pratos são preparados ao vivo por competidores. Paul Bocuse, criador do concurso em 1987 faleceu em janeiro de 2018, e graças a ele a gastronomia passou por uma revolução, criando assim a “nouvelle cuisine”, que é referente à leveza dos pratos preparados. Paul foi o único Chef a deter 03 estrelas Michelin (a reportagem que elege os melhores hotéis e restaurantes do mundo), por 50 anos ininterruptos, rendendo-lhe o título do melhor chef do século 20 e a cada dois anos em Lyon, na França o concurso reúne 24 talentosos chefs dos cinco continentes, onde após 18 meses de seletivas consecutivas são determinados os finalistas em 63 países.

Na seleção brasileira o espetáculo recebeu na mesa do júri Daniel Boulud como presidente de honra e Helena Rizzo (Chef do restaurante Maní), Felipe Bronze, Thierry Buffeteau, Gabriel Matteuzzi, Emmanuel Bassoleil, Rodrigo Martins, Oscar Bosch, Ana Luiza Trajano, José Barattino, Bruno Rappel e Dayse Paparoto, sem falar do Mestre de Cerimônias mais querido do evento, o Chef Guga Rocha e o Presidente da Feira, Chef Claude Troisgros. O comitê avaliativo contava com os Chefs Bel Coelho, Victor Vasconsellos, Giovana Grossi, Andrews Valentim, Onildo Rocha, Geovane Carneiro, Thomas Troisgrois, Laurent Suaudeau e Ivan Ralston.

O Chef vencedor Luiz Filipe Souza, preparou um filé de salmão do Alaska, curado levemente na beterraba, cozido á baixa temperatura ao beurre blanc, com pupunha cozida no tucupi e grelhada, alho poró confitado com creme de ouriço e cebola assada com óleo de carvão, unificados a um carpaccio do porco Mangalitsa mi-cuit, o jovem Chef preparou um mosaico com cogumelos ao sauce Robert, maçã gelificada com coentro, mostarda, biju com mandioca defumada e pimenta Cambuci, cromequis de foie gras e tartufo nero.

Além do Bocuse d’Or, aconteceu também no dia 15 de março, a “Coupe du Monde de La Pâtisserie, o maior concurso de confeitaria do mundo. O campeonato durou cerca de 6 horas, e o grande campeão na categoria açúcar foi o Chef Marcone Calazans, e Letícia Cruz levou o primeiro lugar na categoria chocolate.

O comitê brasileiro conta com os Chefs Rafael Barros, Philippe Brye, Flávia Quaresma, Ramiro Bertassin, Tati Benazzi, Alexandre Augusto e a Chef Lu Neves. Na edição São Paulo os profissionais tiveram que apresentar um entremet de sorvete com uma escultura artística de até 1,20m de altura para a prova do açúcar ou uma sobremesa empratada de chocolates contendo a escultura artística acoplada.

Nesta quarta-feira, dia 11 de abril começou o Sirha México e os Chefs Rafael Barros, Marcone Calazans e Letícia Cruz se apresentaram juntamente com todo o comitê representando o Brasil na seletiva continental do campeonato em busca de uma vaga na grande final em 2019 em Lyon.

Os resultados apresentados foram mais que incríveis, e os países a disputarem a grande final serão: 1ª colocação Chile, 2ª colocação Argentina e o 3º colocado foi o México. O Brasil recebeu a 4ª colocação e vai a disputa com a Wild Card (carta-convite) na França. Vamos desejar Boa sorte a equipe brasileira!

Para conhecer mais sobre o Sirha, acesse: http://www.sirha-saopaulo.com/bocuse-dor

Sirha México: http://sirha-mexico.com/eventos/bocuse-dor-america

Au Revoir!!!!!


SOBRE O AUTOR

Fran Bassi

Profissional formada em Secretariado Executivo e amante do universo Geek. Livros nunca faltaram em sua estante de boas histórias. Aos onze, descobriu sua paixão por Harry Potter e a partir daí, coleciona todos os tipos de objetos desse universo mágico. Hoje maquiadora profisional e nas horas vagas busca por histórias, contos e fatos do mundo do sorvete. Siga no Instagran

CONFIRA TAMBÉM

FLÁVIO AUGUSTO É UM DOS PALESTRANTES CONFIRMADOS DO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 22 abr., 2024
O Chef Flávio Augusto retorna ao palco do CLASH - Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados este ano, desta vez representando a ASSIIP, Associação do Setor de Sorvete de Itápolis e interior Paulista.
ESTÁ CHEGANDO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 12 abr., 2024
O Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH) é um evento anual que reúne os principais representantes do setor de Sorvetes e Gelatos. Este congresso proporciona um espaço de atualização e conexões abundantes para impulsionar as atividades dos participantes.
ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO
Por Equipe Solaretto 15 mar., 2024
No último sábado, dia 9 de março, às 19h, o Espaço Artístico Tatiane Rabachini abriu suas portas para uma noite mágica com o evento ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO. O evento foi uma celebração vibrante da cultura árabe, repleta de cores, sabores e a arte da dança.
BATE-PAPO COM MEMBROS DA ASSIIP NO ITACAST
Por Equipe Solaretto 14 fev., 2024
Na noite desta segunda-feira (12/02), o Itacast - O Podcast da Cidade das Pedras recebeu os ilustres convidados Flávio Augusto e Claudia Paschoaloto para uma conversa reveladora sobre a criação da ASSIIP - Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior. Sob o comando de Eliseu Matioli, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 20h, com o objetivo de entrevistar personalidades locais, oferecer entretenimento e esclarecer dúvidas da população em geral. Neste bate-papo descontraído e repleto de informação, os convidados compartilharam os bastidores de como tudo começou, desde a ideia inicial até a consolidação e criação da associação. Flávio e Claudia discorreram sobre a vocação de Itápolis para o sorvete, destacando a rica história e tradição do município nesse segmento. Além disso, abordaram os trabalhos desenvolvidos pela associação, como a Rota do Sorvete, um roteiro que valoriza as sorveterias locais e também o evento Decola, que mobiliza toda a cadeia de food service do interior paulista. Para conferir todos os detalhes desse animado bate-papo e conhecer mais sobre os projetos e iniciativas da ASSIIP, não deixe de assistir na íntegra o episódio que está logo abaixo. Uma oportunidade única de mergulhar no universo do sorvete em Itápolis e entender como o trabalho colaborativo e a paixão pelo sorvete podem transformar e promover o desenvolvimento econômico e cultural do município. O Itacast continua abrindo espaço para as vozes e histórias que fazem de Itápolis uma cidade vibrante e cheia de talentos. Fique ligado nos próximos episódios e participe desse podcast que celebra a diversidade, criatividade e a força da cidade das pedras.
Show More
Share by: