COMEÇA O SIRHA MÉXICO

Equipe Solaretto • 12 de abril de 2018

O Sirha 2018 aconteceu na cidade de São Paulo, entre os dias 14 a 16 de março, e junto com o evento, trouxe os campeonatos gastronômicos de maior importância no mundo, sendo o Talentos do Gelato, Coupe du Mond de La Pâtisserie e o aclamado Bocuse d’Or.

No dia 16, aconteceu a seletiva nacional do Bocuse d’Or que durou cerca de 5h35min e é o maior concurso de gastronomia no mundo, conhecido também como a “Olimpíada Gastronômica” e o primeiro concurso onde os pratos são preparados ao vivo por competidores. Paul Bocuse, criador do concurso em 1987 faleceu em janeiro de 2018, e graças a ele a gastronomia passou por uma revolução, criando assim a “nouvelle cuisine”, que é referente à leveza dos pratos preparados. Paul foi o único Chef a deter 03 estrelas Michelin (a reportagem que elege os melhores hotéis e restaurantes do mundo), por 50 anos ininterruptos, rendendo-lhe o título do melhor chef do século 20 e a cada dois anos em Lyon, na França o concurso reúne 24 talentosos chefs dos cinco continentes, onde após 18 meses de seletivas consecutivas são determinados os finalistas em 63 países.

Na seleção brasileira o espetáculo recebeu na mesa do júri Daniel Boulud como presidente de honra e Helena Rizzo (Chef do restaurante Maní), Felipe Bronze, Thierry Buffeteau, Gabriel Matteuzzi, Emmanuel Bassoleil, Rodrigo Martins, Oscar Bosch, Ana Luiza Trajano, José Barattino, Bruno Rappel e Dayse Paparoto, sem falar do Mestre de Cerimônias mais querido do evento, o Chef Guga Rocha e o Presidente da Feira, Chef Claude Troisgros. O comitê avaliativo contava com os Chefs Bel Coelho, Victor Vasconsellos, Giovana Grossi, Andrews Valentim, Onildo Rocha, Geovane Carneiro, Thomas Troisgrois, Laurent Suaudeau e Ivan Ralston.

O Chef vencedor Luiz Filipe Souza, preparou um filé de salmão do Alaska, curado levemente na beterraba, cozido á baixa temperatura ao beurre blanc, com pupunha cozida no tucupi e grelhada, alho poró confitado com creme de ouriço e cebola assada com óleo de carvão, unificados a um carpaccio do porco Mangalitsa mi-cuit, o jovem Chef preparou um mosaico com cogumelos ao sauce Robert, maçã gelificada com coentro, mostarda, biju com mandioca defumada e pimenta Cambuci, cromequis de foie gras e tartufo nero.

Além do Bocuse d’Or, aconteceu também no dia 15 de março, a “Coupe du Monde de La Pâtisserie, o maior concurso de confeitaria do mundo. O campeonato durou cerca de 6 horas, e o grande campeão na categoria açúcar foi o Chef Marcone Calazans, e Letícia Cruz levou o primeiro lugar na categoria chocolate.

O comitê brasileiro conta com os Chefs Rafael Barros, Philippe Brye, Flávia Quaresma, Ramiro Bertassin, Tati Benazzi, Alexandre Augusto e a Chef Lu Neves. Na edição São Paulo os profissionais tiveram que apresentar um entremet de sorvete com uma escultura artística de até 1,20m de altura para a prova do açúcar ou uma sobremesa empratada de chocolates contendo a escultura artística acoplada.

Nesta quarta-feira, dia 11 de abril começou o Sirha México e os Chefs Rafael Barros, Marcone Calazans e Letícia Cruz se apresentaram juntamente com todo o comitê representando o Brasil na seletiva continental do campeonato em busca de uma vaga na grande final em 2019 em Lyon.

Os resultados apresentados foram mais que incríveis, e os países a disputarem a grande final serão: 1ª colocação Chile, 2ª colocação Argentina e o 3º colocado foi o México. O Brasil recebeu a 4ª colocação e vai a disputa com a Wild Card (carta-convite) na França. Vamos desejar Boa sorte a equipe brasileira!

Para conhecer mais sobre o Sirha, acesse: http://www.sirha-saopaulo.com/bocuse-dor

Sirha México: http://sirha-mexico.com/eventos/bocuse-dor-america

Au Revoir!!!!!


CONFIRA TAMBÉM

Por Equipe Solaretto 24 de setembro de 2025
A tradicional competição “Quem Come Mais Sorvete”, um dos pontos altos da 5ª edição do Festival do Sorvete de Itápolis, que surpreendeu o público neste ano com um sabor inusitado e inovador: sorvete de Coca-Cola. Desenvolvido especialmente para o evento pela Solaretto Sorvetes, o produto foi elaborado a partir do próprio refrigerante, equilibrado com um blend exclusivo de açúcares, resultando em uma receita única que conquistou a curiosidade dos competidores e espectadores. A criação foi possível graças à parceria da Solaretto com a Prospel Distribuidora e a marca Duas Rodas, referência nacional no fornecimento de insumos para o setor. A Prospel é a distribuidora oficial da Duas Rodas na região, garantindo acesso a ingredientes de alta qualidade que possibilitam inovações como esta. O lançamento desse sabor inédito também dá continuidade à campanha inusitada lançada neste ano pelo município de Itápolis, que pleiteia a instalação de uma unidade da Coca-Cola na cidade. A ação reforça o espírito criativo e empreendedor do município, que busca atrelar sua identidade à inovação e ao fortalecimento econômico regional. Fundada em 2001, a Prospel se consolidou como uma das principais distribuidoras de insumos e soluções para o mercado alimentício. A empresa oferece produtos para fabricação de sorvetes e açaí, ingredientes para confeitaria, embalagens descartáveis e itens de higiene e limpeza. Com um Centro de Distribuição, três lojas físicas e uma loja virtual, a Prospel se destaca pela agilidade e pontualidade na entrega, atendendo um público diversificado que inclui sorveterias, restaurantes, padarias, supermercados, lanchonetes, clínicas, laboratórios e o comércio em geral. O grande destaque desta edição foi Paulo Henrique Esteves dos Santos Baptista, que conquistou o título ao devorar impressionantes 1,4 kg de sorvete em apenas cinco minutos. Sua performance surpreendeu o público e reafirmou a competição como uma das atrações mais emocionantes do festival. Confira a seguir os resultados completos. 
Por Equipe Solaretto 23 de setembro de 2025
Itápolis celebrou em grande estilo o Festival de Sorvete no dia 20 de setembro, transformando a Praça Roberto Del Guércio em um polo de lazer, cultura e gastronomia das 10h às 23h30. Reconhecida como a Capital Nacional do Sorvete, a cidade recebeu milhares de visitantes para uma programação diversificada: abertura oficial, praça de alimentação solidária, feira de artesanato (Itavem), área kids, apresentações culturais e esportivas, além da presença da Carreta Sebrae com serviços para empreendedores. Um dos momentos mais aguardados foi a tradicional competição “Quem Come Mais Sorvete”, vencida por Paulo Henrique Esteves dos Santos Baptista, que consumiu 1,4 kg em apenas 5 minutos. A ASSIIP também promoveu a degustação de sorvetes, reforçando a valorização da tradição sorveteira local por meio das sorveterias associadas. O espetáculo “O Seu Circo Mágico”, oferecido pela Prospel, encantou o público com mágica, palhaçaria e malabarismo, reafirmando o compromisso da empresa com a cidade. Já o encerramento ficou por conta dos shows de Vinícius Alberto e Grupo Quatro Mix que contagiou a todos. CONFIRA AS FOTOS
Por Equipe Solaretto 18 de setembro de 2025
A cidade de Itápolis, reconhecida nacionalmente como a Capital do Sorvete, se prepara para receber a 5ª edição da Festa do Sorvete, que será realizada no dia 20 de setembro, na Praça Roberto Del Guércio, com programação das 10h às 23h30. Desde a retomada em 2021, a Festa do Sorvete se consolidou como um dos eventos mais importantes da cidade. Em 2022, foi lançado oficialmente o projeto da Rota do Sorvete; em 2023, a competição e as atrações culturais marcaram a comemoração do Dia Nacional do Sorvete; e em 2024, a festa integrou a programação da Semana Cultural dos 162 anos de Itápolis, com shows musicais e atividades para toda a família. Para 2025, a expectativa é de que esta seja a maior edição já realizada, reforçando a tradição itapolitana e movimentando o turismo regional. Programação 10h – Abertura oficial. 11h – Abertura da Praça de Alimentação Solidária. 14h às 17h – Palco tomado pelas apresentações dos Talentos Itapolitanos, com participação do Grupo Tarantella EMEF “José Toledo de Mendonça”, Tatiane Rabachini e alunas (Dança do Ventre), Arana Garcia e alunas (Dança do Ventre), Rodrigo Rabachini (Krav Maga), Daiany Mascari (Ballet) e a tradicional Fanfarra Valentim Gentil. 15h em diante – Diversas atrações: Capoterapia, Zumba, Área Kids, Feira Itavem (artesanato), Carreta SEBRAE e o estande da ASSIIP, o nde o público poderá degustar sorvetes artesanais. A Solaretto Sorvetes estará presente mais uma vez no estande da ASSIIP, oferecendo seus sorvetes para degustação e preparando novamente o sorvete da tradicional competição “Quem come mais sorvete”, marcada das 18h às 19h . As inscrições começam às 17h30 , ao lado do palco principal, com vagas limitadas a 20 participantes. Os vencedores recebem premiação em dinheiro. Estreando na festa, a empresa Prospel traz para a cidade o espetáculo do grupo “O Seu Circo Mágico”, a partir das 15h, reunindo mágico, malabarista, palhaço e equilibrista, em uma performance que promete encantar toda a família. O encerramento será com o show de Vinícius Alberto e Grupo Quatro Mix, a partir das 19h, garantindo música e diversão até o fim da noite. 
Por Equipe Solaretto 1 de setembro de 2025
Nesta sexta-feira (29), Itápolis foi destaque no jornal Estadão, em reportagem assinada pela jornalista Ana Lourenço no quadro Bate-Volta SP, do caderno Cultura & Comportamento. A cidade foi apresentada como a Capital Nacional do Sorvete, valorizando sua tradição artesanal e a força das famílias que, de geração em geração, mantêm viva essa vocação. Entre os pontos destacados pela matéria está a história da Solaretto Sorvetes, empresa idealizada por Flávio Augusto, que também preside a ASSIIP – Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior Paulista. O Estadão ressaltou que a marca se tornou referência ao unir tradição, inovação e proximidade com o cliente, característica que diferencia as sorveterias do interior paulista. Segundo Flávio Augusto, “as sorveterias do interior proporcionam uma experiência única de acolhimento e qualidade, que vai além do sabor do produto”. Essa visão foi citada pela reportagem como exemplo do espírito associativista que fortalece não apenas a Solaretto, mas todo o setor em Itápolis. A matéria também relembrou que a cidade conta com 22 sorveterias familiares, uma produção anual de mais de 521 mil litros de sorvete, e projetos como a Rota do Sorvete e a tradicional Festa do Sorvete, que consolidam o município como referência nacional. Além da versão impressa, Itápolis e a Solaratto também ganharam espaço nas redes sociais do Estadão, no quadro Bate-Volta SP, ampliando a visibilidade e reforçando o turismo gastronômico da cidade. Confira a matéria completa e saiba como a Solaretto e Itápolis ajudaram a transformar a cidade na Capital Nacional do Sorvete.
Show More