PROCÓPIO COLTELLI – O GÊNIO POR TRÁS DO SORVETE

Como você já percebeu, a história do sorvete é repleta de personagens e datas distintas. Embora sejam histórias de várias origens diferentes, no mundo gastronômico do sorvete existiu um personagem muito importante para que tudo se consolidasse, e esse personagem é o Siciliano Francesco Procópio dei Coltelli.
Francesco Procópio Cutò, mais conhecido no mundo por Procópio Coltelli e na França como Le Procope, nasceu na Sicília embora alguns dissessem que sua cidade natal é Palermo, devido a alguns documentos de registros encontrados em uma pequena igreja na cidade. Procópio é considerado o “Pai do Sorvete” por ter levado a conhecimento mundial a sobremesa gelada e ser o fundador da primeira cafeteria na França.
Nascido em 9 de fevereiro de 1651, Procópio criou o café Le Procope, cujo qual funciona até os dias atuais, sendo a primeira e mais antiga cafeteria de Paris.
Em 1675, casou-se com Marguerite Crouin, na igreja de Saint- Sulpice formando sua família com mais 08 filhos, e em 1685 conseguiu nacionalidade francesa para poder continuar no país, logo em 1686 casou-se novamente com Anne Garnier, dando-lhe mais 04 filhos.
Segundo algumas histórias, dizem que no século 16 o sorvete ainda era fabricado com água, sem leite, nem ovos ou creme e aromatizantes, ingredientes, que são relacionados ao Chef Pâtissier do Rei Carlos II, DeMirco, que era alucinado na sobremesa e queria tanta exclusividade que conseguiu tornar ilegal o consumo da sobremesa fora da corte real, mas com o fim do reinado de Carlos II, logo as novidades foram divulgadas, e então em 1686 surge Procópio inovando com uma cafeteria e sorveteria para consumo da população gerindo cerca de 80 variedades em sabores, produzidos por uma máquina que ele mesmo inventou, onde ela homogeneizava os ingredientes tornando o sorvete daquela época muito próximo ao que consumimos atualmente.
Com o passar do tempo, o sorvete cruzou o Oceano Atlântico e a primeira sorveteria inglesa foi aberta em 1757, na Berkeley Square, Londres, pelo Chef- Pâtissier o italiano Domenico Negri, com o nome de Pot & Pine Apple.
Em 1768, foi publicada na França “A Arte de se Fazer Sobremesas Geladas”, (L´art de bien faire les glaces d´office) sendo a primeira publicação no Ocidente que revelava receitas e explicações teológicas e filosóficas para o fenômeno do congelamento da água e fabricação de sorvetes.
Além de levar ao público a sobremesa gelada mais consumida e mais saborosa, Francesco Procópio dei Coltelli mudou a arte de produzir sorvetes através de sua criatividade, coragem e seu empreendedorismo, criando também a primeira máquina para produção da sobremesa levando ao mundo uma infinidade de sabores combinados e colecionando amantes dessa delícia gelada!

SOBRE O AUTOR
Fran Bassi
Profissional formada em Secretariado Executivo e amante do universo Geek. Livros nunca faltaram em sua estante de boas histórias. Aos onze, descobriu sua paixão por Harry Potter e a partir daí, coleciona todos os tipos de objetos desse universo mágico. Hoje maquiadora profisional e nas horas vagas busca por histórias, contos e fatos do mundo do sorvete. Siga no InstagranCONFIRA TAMBÉM

