Blog Post

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O SORVETE?

Fran Bassi • set. 21, 2018

Um fato que todos já sabem, é que somos loucos por sorvete! Sendo assim, resistir a tudo que cerca esse universo gelado e delicioso se torna cada vez mais uma missão impossível, afinal essa sobremesa encantadora já existe há quanto tempo? Você sabia que o sorvete é uma arte milenar e além dessa arte existir a tanto tempo, você sabe como ele era produzido? Pois é! Realizamos uma busca na linha temporal dessa delícia, e descobrimos uma infinidade de curiosidades. Embora não seja muito específica a data de sua criação, alguns registros históricos nos ajudam a entender melhor a história da sobremesa mais gostosa do mundo!

A realidade é que existem muitas histórias a respeito da origem do sorvete e fica difícil confirmar uma delas, mas uma das teorias mais fortes é a de que o sorvete foi criado há mais de 3mil anos, e nessa época era uma espécie de mistura pastosa com frutas e gelo. Essa ideia surgiu com o imperador Nero e era privilégio dos nobres. Ele pedia para seus soldados irem às montanhas e recolher pedaços de gelo e então misturava ao mel, pedaços de frutas ou em sucos e eram estocados com todo cuidado em poços muito profundos.

A teoria da criação do sorvete por Nero é interessantíssima e muito consistente, já que o “Gelato”, tradicional sorvete italiano conhecido no Brasil, tem seu berço na Itália e é o ponto mais importante da gastronomia de gelados no mundo, onde os maiores chefes gelataios buscam especializações em cursos, ou mesmo acabam se mudando para a Itália em busca de aperfeiçoar essa incrível arte e não querem mais ir embora.

A segunda teoria mais conhecida é de que o sorvete foi criado pelo Imperador Chinês King Tang entre 618 e 697 e que ele misturava leite ao gelo, um hábito interessante já que é bem parecido ao nosso costume e hoje o sorvete feito a base de água, é chamado de “Sorbet” (se lê sem o som do “T”), e os sorvetes tradicionais são consistentes em leite e seus complementos. Outra das histórias contadas é de que na China o sorvete era fabricado com leite de arroz e parecia uma raspadinha, mas essa é uma das teorias que não dá pra confiar, já que pouco se sabe sobre a história.

Esse hábito foi trazido para a Europa pelo explorador Marco Polo, que revolucionou a história do sorvete, quando ao voltar do Oriente Médio trouxe consigo a receita do sorvete feito com água, ou, chamado pelos árabes de “Sharbet”.

Com a chegada da receita e das técnicas na Europa, muitos monarcas, nobres e chefes de estado acabaram se tornando uma espécie de viciados em sorvetes. O Rei Carlos II, da Inglaterra, por exemplo, segundo as histórias tinha sua própria receita de sorvete trancada em um cofre a 07 chaves e só foi revelada depois de sua morte pelo cozinheiro do palácio. Thomas Jefferson era um amante do sorvete de baunilha e George Washington chegou a pagar $200 dólares para obter um sabor exclusivo, além de servir aos seus convidados especiais.

Com toda essa revolução, a novidade se espalhou em toda a Itália e no século 17, um monarca, Francisco I levou para o Duque de Orleans uma noiva, Catarina de Médici ao qual casou-se com o futuro rei da França Henrique II e foi então que os franceses tiveram acesso as delícias geladas pela primeira vez. Disso tudo, atribui-se então a Catarina de Médici o sorvete na França, mas em 1660, Procópio Coltelli abriu em Paris a primeira cafeteria e sorveteria no mundo. Procópio é um ícone do mundo sorveteiro e graças a ele o sorvete ganhou dimensão mundial, sendo introduzindo mais tarde o sorvete aos ingleses com a neta de Catarina casada com um britânico e depois através dos colonizadores, chegando aos Estados Unidos da América.

Hoje, o sorvete é conhecido e agrada ao paladar mundial. Além de saboroso é rico em nutrientes importantes para nossa alimentação e faz parte da mesa de milhões de pessoas. O sorvete é uma das sobremesas mais consumidas no mundo e está sempre em rotatividade trazendo inovação ao paladar. Quer saber mais dessa história incrível? Fique atento as novidades no site e veja as notícias em primeira mão que logo tem mais curiosidades incríveis!

Até a próxima!


SOBRE O AUTOR

Fran Bassi

Profissional formada em Secretariado Executivo e amante do universo Geek. Livros nunca faltaram em sua estante de boas histórias. Aos onze, descobriu sua paixão por Harry Potter e a partir daí, coleciona todos os tipos de objetos desse universo mágico. Hoje maquiadora profisional e nas horas vagas busca por histórias, contos e fatos do mundo do sorvete. Siga no Instagran

CONFIRA TAMBÉM

FLÁVIO AUGUSTO É UM DOS PALESTRANTES CONFIRMADOS DO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 22 abr., 2024
O Chef Flávio Augusto retorna ao palco do CLASH - Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados este ano, desta vez representando a ASSIIP, Associação do Setor de Sorvete de Itápolis e interior Paulista.
ESTÁ CHEGANDO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 12 abr., 2024
O Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH) é um evento anual que reúne os principais representantes do setor de Sorvetes e Gelatos. Este congresso proporciona um espaço de atualização e conexões abundantes para impulsionar as atividades dos participantes.
ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO
Por Equipe Solaretto 15 mar., 2024
No último sábado, dia 9 de março, às 19h, o Espaço Artístico Tatiane Rabachini abriu suas portas para uma noite mágica com o evento ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO. O evento foi uma celebração vibrante da cultura árabe, repleta de cores, sabores e a arte da dança.
BATE-PAPO COM MEMBROS DA ASSIIP NO ITACAST
Por Equipe Solaretto 14 fev., 2024
Na noite desta segunda-feira (12/02), o Itacast - O Podcast da Cidade das Pedras recebeu os ilustres convidados Flávio Augusto e Claudia Paschoaloto para uma conversa reveladora sobre a criação da ASSIIP - Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior. Sob o comando de Eliseu Matioli, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 20h, com o objetivo de entrevistar personalidades locais, oferecer entretenimento e esclarecer dúvidas da população em geral. Neste bate-papo descontraído e repleto de informação, os convidados compartilharam os bastidores de como tudo começou, desde a ideia inicial até a consolidação e criação da associação. Flávio e Claudia discorreram sobre a vocação de Itápolis para o sorvete, destacando a rica história e tradição do município nesse segmento. Além disso, abordaram os trabalhos desenvolvidos pela associação, como a Rota do Sorvete, um roteiro que valoriza as sorveterias locais e também o evento Decola, que mobiliza toda a cadeia de food service do interior paulista. Para conferir todos os detalhes desse animado bate-papo e conhecer mais sobre os projetos e iniciativas da ASSIIP, não deixe de assistir na íntegra o episódio que está logo abaixo. Uma oportunidade única de mergulhar no universo do sorvete em Itápolis e entender como o trabalho colaborativo e a paixão pelo sorvete podem transformar e promover o desenvolvimento econômico e cultural do município. O Itacast continua abrindo espaço para as vozes e histórias que fazem de Itápolis uma cidade vibrante e cheia de talentos. Fique ligado nos próximos episódios e participe desse podcast que celebra a diversidade, criatividade e a força da cidade das pedras.
Show More
Share by: