CALDO DE CANA VIRA SORVETE EM NOVEMBRO

E ai? Tudo bem com você?
Sei que o mês de novembro já está chegando ao fim, mas não poderia passar sem falar do sabor que desenvolvemos especialmente para esse mês - Caldo de Cana com Abacaxi.
Muito presente na nossa região nos dias atuais, a cana de açúcar marcou a história do Brasil Colônia, entre meados do século XVI, até meados do século XVIII, onde o açúcar foi a base da economia e também considerado a primeira grande riqueza agrícola e industrial brasileira.
Segundo uma matéria do site novacana.com, a cana-de-açúcar é cultivada em mais de 100 países, representa uma importantíssima fonte de mão de obra no meio rural e cerca de 80% da produção de todo planeta está concentradas em dez países, onde o Brasil lidera o ranking seguido da Índia. Fato curioso, para nós que somos leigos no assunto, é que juntos, Brasil e a Índia, representam pouco mais da metade da cana produzida mundialmente. Interessante, não é?
Ao moer a cana-de-açúcar, obtemos um suco, conhecido como caldo de cana ou garapa, que dá origem a diferentes tipos de açúcares, bebidas alcoólicas, combustível etanol e subprodutos como a rapadura e o melado. As fibras, principais componentes do bagaço, também são reaproveitadas, podendo ser usadas para produção de energia elétrica ou para tocarem turbinas, através de queima e produção de vapor em caldeiras. Quase todos os resíduos da agroindústria canavieira são reaproveitados, exemplo disso é a torta de filtro e bagacilho, que são utilizadas como adubo para a lavoura de cana-de-açúcar por ser rica em fósforo e a Vinhaça, que é utilizada para irrigar e fertilizar o campo. Dá-se também para ser utilizada como biomassa para produção de biogás.
Depois de conhecer um pouquinho mais sobre a cana-de-açúcar e seu vasto leque de aplicação, vamos nos concentrar no seu suco, que é o protagonista do nosso sabor. O Caldo de cana é uma bebida muito apreciada, e com o passar do tempo ganhou a adição de outras frutas mais ácidas como limão, abacaxi e maracujá, para contrastar com seu sabor doce e marcante. Perfeita para dias de muito calor, ela é um clássico das feiras livres do nosso país e não é tão raro encontra-la em uma barraquinha na esquina ou nas margens de uma rodovia.
E foi seguindo essa ideia que nasceu o Sorbet de Caldo de Cana com Abacaxi, preparado com o suco da cana, este sorvete não leva leite e nem gordura em sua composição, o equilíbrio dos açúcares traz uma cremosidade a massa que ganha aquele toque cítrico do abacaxi. Por ser um Sorbet, é válido ressaltar que todos os nutrientes presentes continuam ativos, é uma ótima pedida pra quem pratica atividades físicas, pois ajuda na reposição dos carboidratos estocados nos músculos como fonte de energia e ajuda a combater a fadiga (Acho que o Jaiminho iria adorar!) kkkk
Brincadeiras à parte, esse sabor vem fazendo sucesso e ficará presente em nossa loja também no mês de dezembro. Se você já provou, conte aqui nos comentários o que você achou, e se ainda não provou, vem pra cá experimentar, ainda dá tempo.
Em breve volto contar mais novidades para você, pois dezembro está repleto de novidades para você! Até!

SOBRE O AUTOR
Flávio Augusto
Publicitário de formação, amante de heróis, HQs e colecionador de miniaturas, Flávio atua a mais de 8 anos no ramo de sorvetes e é o responsável pelas formulações de sabores de sua loja, a Solaretto Sorvetes. Já conquistou diversos reconhecimentos nacionais participando de competições no setor sorveteiro. Siga no facebookCONFIRA TAMBÉM

