COMO FOI CRIADO O PICOLÉ?

Solarettíssimos e Solarettíssimas do meu coração, como vocês estão?
Pois bem, aproveitando esse tempo longe da produção e da rotina sorveteira, acabei me recordando de uma daquelas perguntas curiosas que fizeram há algum tempo e que devido ao dia-a-dia daquela ocasião, acabei por não escrever, mas que agora tenho essa oportunidade.
Mesmo sendo simples, a pergunta foi excelente!
Como foi criado o picolé?
Então vamos lá! Talvez hoje uma das formas mais populares de consumir um sorvete, o picolé agrada a todas as idades e traz inúmeras maneiras de ser apresentado. Aposto que nesse momento se você tentar se recordar dos picolés da sua infância, irá vir a mente o som do apito do carrinho de sorvete que anunciava sua aproximação.
Coisas de crianças não é mesmo? Mas, acredito que ai está o grande segredo ou talvez a grande mística do picolé, afinal ele foi criado por uma criança, isso mesmo, o garoto Frank Epperson de 11 anos em uma noite de 1905.
Epperson esqueceu um copo de suco com uma colher na varanda de sua casa em San Francisco, a queda de temperatura daquela noite congelou o líquido com a colher e quando o garoto retornou na manhã seguinte se deparou com um delicioso pedaço de gelo doce.
Mesmo com pouca idade, o menino batizou sua invenção de “Epsicle”, um trocadilho com o sobrenome do seu criador e a palavra icicle (pingente de gelo). Os primeiros a se tornarem adeptos do “Epsicle”, foram seus amigos, e mais tarde seus filhos, que os chamavam de “pop’s ‘sicle” (gelinho do papai, em uma tradução livre), daí veio o nome original, em inglês “popsicle”.
Frank Epperson entrou para o ramo imobiliário e voltou a pensar no “popsicle”, somente em 1923, depois de ver o sucesso de sua receita ao apresenta-la em uma festa. Vendo potencial decidiu explorar a invenção, deu entrada a uma série de patentes que abordavam a consistência, o material do palito, o método de congelamento e até mesmo o formato, que era de tubos de ensaio convencionais.

O Popsicle foi patenteado no ano 1924, mas infelizmente depois de um ano, Epperson começou a enfrentar dificuldades financeiras e acabou vendendo os direitos do nome da marca “Popsicle”, para uma companhia novaiorquina, que ao decorrer desses mais de 85 anos, mudou de dono outras vezes, mas continua a ser uma das mais populares no ramo nos Estados Unidos e também no Canadá.

Pois bem, ai está! Mas isso foi só o começo, tem mais por vir, se você quiser saber mais um pouquinho do que aconteceu após a venda do Epperson, eu preparei essa matéria especialque traz a continuação, acessa ai, você vai gostar!
E por falar em picolés, aqui na Solaretto você encontra mais de 40 sabores de picolés dos mais diversos tipos.
Picolés de leite: Abacaxi ao vinho, Abacaxi suíço, Amendoim, Banana, Chocolate, Chocolate branco, Coco, Coco queimado, Doce de leite, Goiaba, Leite condensado, Limão suíço, Mamão, Milho verde, Mimo, Morango, Mousse de maracujá, Nata;
Picolés de fruta a base de água: Abacaxi, Caju, Graviola, Groselha, Jabuticaba, Limão, Maracujá, Melancia, Morango, Tamarindo, Tangerina e Uva;
Skimos: Skimo tradicional, Skimo Branco, Delírio, Tentação, Flocos e Bombom;
Steccos , que são os Picolés Artesanais Premium: Alfajor, Pistache Com Chocolate, Torta de Limão, Churros Com Doce De Leite, Café Com Chocolate, Brigadeiro e Baunilha com Chocolate.
Espero que você tenha gostado, deixe seu comentário, compartilhe a vontade e nos encontramos em breve. Tchau!

SOBRE O AUTOR
Flávio Augusto
Publicitário de formação, amante de heróis, HQs e colecionador de miniaturas, Flávio atua a mais de 10 anos no ramo de sorvetes e é o responsável pelas formulações de sabores de sua loja, a Solaretto Sorvetes. Já conquistou diversos reconhecimentos nacionais participando de competições no setor sorveteiro. Siga no facebook ou no instagramCONFIRA TAMBÉM

