Blog Post

OS FATOS MAIS CURIOSOS SOBRE O SORVETE

Fran Bassi • nov. 27, 2018

Uma das curiosidades mais importantes do mundo sorveteiro está ligada a sua fabricação.

Aqui no Brasil, segundo as histórias, o sorvete chegou no Rio de Janeiro no dia 23 de agosto de 1834 na monarquia. Lourenço Fallas iniciou na corte duas casas que faziam a venda de sorvetes e gelados sendo uma no Largo do Passo e outra na Rua do Ouvidor e como garantia que o produto não fosse perdido pela alta temperatura comprou 217 toneladas de gelo diretamente de Boston. O gelo chegou forrado de serragem e foi enterrado em poços fundos onde chegaram a durar por 5 meses.

No início a dificuldade na fabricação de sorvete era muito grande e se limitava aos espaços de armazenamento, pois no verão era praticamente impossível manter o sorvete intacto. Logo em 1843, a americana Nancy Johnson inventou o primeiro congelador. Ele funcionava com uma manivela que agitava e misturava os ingredientes, e embaixo dele, existia uma quantia de sal e gelo, ajudando a manter a temperatura do alimento.

A primeira fábrica de sorvetes foi situada em Baltimore, nos Estados Unidos por Jacob Fussel, um leiteiro no ano de 1851 e seu sucesso foi tão grande, que logo os empresários começaram a copiá-lo.

Um fato muito curioso é que em 1878, foi publicado por uma das primeiras sorveterias locais, um anúncio no jornal "A Província de São Paulo", com os seguintes dizeres: “Sorvetes todos os dias às 15 horas, na Rua Direita nº 14”, já que ainda não existiam meios para armazenamento e o produto precisava ser consumido logo após seu preparo.

Com a demanda de vendas aumentando e a necessidade de inovar batendo à porta para não perder as vendas, em 1904 as histórias dizem que um imigrante sírio participou de uma feira de alimentos na Louisiana e ficou sem pratos de papel. Como forma de resolver o problema, montou cones feitos de uma massa próxima aos famosos waffles, chamada de zalabia. Nesse período, mais de 50 produtores e vendedores afirmaram ser os inventores do famoso “cone de sorvete” e em uma outra versão, dizem que o italiano Ítalo Maciony cansou de ver os copos de vidro serem quebrados pelos clientes e inventou o cone crocante.

Quem inventou mesmo, é difícil afirmar, mas as casquinhas e cones de sorvete caíram no gosto popular e nunca mais saíram das lojas.

No ano de 1922, um britânico produtor de salsichas, começou a se preocupar com a queda das vendas pela alta temperatura, pois estava vendo que não teria como ocupar e manter seus vendedores caso as vendas continuassem a cair. Foi nesse momento então, que resolveu criar uma embalagem para vendas nas ruas, com o carrinho de três rodas. Para chamar atenção, escreveu a seguinte frase “Stop me and buy one” (Pare-me e compre um). Foi ai que nasceu a primeira venda ambulante de gelados.

Se você acha que já viu de tudo, acredite... Ainda não viu. Em 2007, um restaurante de Nova York serviu o sorvete considerado o mais caro do mundo pela bagatela de US$ 25 mil, pois na receita continha 05 gramas de ouro comestível de 23 quilates! Sorvete para nobres literalmente!

Atualmente, segundo pesquisas o Brasil ocupa no ranking o posto de 10º colocado entres os países que mais produzem sorvete no mundo, e 52% são consumidos e vendidos na região Sudeste, seguidos pela região Nordeste com 19%, Sul 15% e Centro Oeste com apenas 9% do consumo.

No topo dos maiores consumidores mundiais, temos um dos países mais frios, a Nova Zelândia aonde a média de consumo por pessoa anualmente chega a 12.8kilos, Austrália logo em sequência com 11.6kg, Estados Unidos com 10kg e Finlândia na 4ª colocação com os 8.6 kg de consumo.

Vale ressaltar, que existem questões culturais que mechem muito no quesito consumo. O sorvete embora seja um dos alimentos mais completos para ser consumido por conter uma rica fonte de cálcio e vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K e fósforo ainda é muito pouco explorado e a China hoje detêm o topo da lista dos maiores produtores mundiais de sorvete em larga escala.

E você; conhece alguma curiosidade que não citamos acima? Deixe nos comentários a sua história curiosa e fique de olho nas próximas matérias!


SOBRE O AUTOR

Fran Bassi

Profissional formada em Secretariado Executivo e amante do universo Geek. Livros nunca faltaram em sua estante de boas histórias. Aos onze, descobriu sua paixão por Harry Potter e a partir daí, coleciona todos os tipos de objetos desse universo mágico. Hoje maquiadora profisional e nas horas vagas busca por histórias, contos e fatos do mundo do sorvete. Siga no Instagran

CONFIRA TAMBÉM

FLÁVIO AUGUSTO É UM DOS PALESTRANTES CONFIRMADOS DO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 22 abr., 2024
O Chef Flávio Augusto retorna ao palco do CLASH - Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados este ano, desta vez representando a ASSIIP, Associação do Setor de Sorvete de Itápolis e interior Paulista.
ESTÁ CHEGANDO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 12 abr., 2024
O Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH) é um evento anual que reúne os principais representantes do setor de Sorvetes e Gelatos. Este congresso proporciona um espaço de atualização e conexões abundantes para impulsionar as atividades dos participantes.
ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO
Por Equipe Solaretto 15 mar., 2024
No último sábado, dia 9 de março, às 19h, o Espaço Artístico Tatiane Rabachini abriu suas portas para uma noite mágica com o evento ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO. O evento foi uma celebração vibrante da cultura árabe, repleta de cores, sabores e a arte da dança.
BATE-PAPO COM MEMBROS DA ASSIIP NO ITACAST
Por Equipe Solaretto 14 fev., 2024
Na noite desta segunda-feira (12/02), o Itacast - O Podcast da Cidade das Pedras recebeu os ilustres convidados Flávio Augusto e Claudia Paschoaloto para uma conversa reveladora sobre a criação da ASSIIP - Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior. Sob o comando de Eliseu Matioli, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 20h, com o objetivo de entrevistar personalidades locais, oferecer entretenimento e esclarecer dúvidas da população em geral. Neste bate-papo descontraído e repleto de informação, os convidados compartilharam os bastidores de como tudo começou, desde a ideia inicial até a consolidação e criação da associação. Flávio e Claudia discorreram sobre a vocação de Itápolis para o sorvete, destacando a rica história e tradição do município nesse segmento. Além disso, abordaram os trabalhos desenvolvidos pela associação, como a Rota do Sorvete, um roteiro que valoriza as sorveterias locais e também o evento Decola, que mobiliza toda a cadeia de food service do interior paulista. Para conferir todos os detalhes desse animado bate-papo e conhecer mais sobre os projetos e iniciativas da ASSIIP, não deixe de assistir na íntegra o episódio que está logo abaixo. Uma oportunidade única de mergulhar no universo do sorvete em Itápolis e entender como o trabalho colaborativo e a paixão pelo sorvete podem transformar e promover o desenvolvimento econômico e cultural do município. O Itacast continua abrindo espaço para as vozes e histórias que fazem de Itápolis uma cidade vibrante e cheia de talentos. Fique ligado nos próximos episódios e participe desse podcast que celebra a diversidade, criatividade e a força da cidade das pedras.
Show More
Share by: