Blog Post

VOCÊ CONHECE MARCO POLO?

Fran Bassi • dez. 05, 2018

Ao longo deste ano, muitas curiosidades já foram divulgadas, e o nome deste importante historiador já foi citado inúmeras vezes por aqui.

Quando falamos da história do sorvete, as dúvidas surgem e o Marco Polo é citado em quase todas às vezes.

O que muitos não sabem, é que ele foi o grande responsável pela divulgação dessa sobremesa pelo mundo, e graças a ele e suas histórias hoje, nós conhecemos o Sorvete.

Marco Polo, Mercador e Viajante italiano, nascido em setembro de 1255 e falecido em 1324, aos 70 anos é autor das maiores peripécias já contadas. Seu livro e suas histórias são referência na literatura antiga, e suas criaturas foram inspirações para muitas histórias que surgiram depois.

Nascido em Curzola, Dalmácia – a atual Croácia- na província Veneziana, Marco Polo começou sua história ainda jovem.

Pouco antes de seu nascimento, o pai e o tio, saíram em uma longa viagem, e então Marco Polo não os conheceu de imediato, mas aos 17 anos, já com a família de volta, decidiu embarcar na maior aventura de sua vida, indo de encontro ao Extremo Oriente com o tio e seu pai em uma viagem que durou grande parte de sua vida.

Passou pela Turquia, atravessou o Golfo da Pérsia, viveu 1 ano no Afeganistão para curar-se da Malária e passou pelo Paquistão até chegar na capital Mongol no ano de 1275.

Marco Polo viveu na China por 17 anos, exercendo funções administrativas e diplomáticas para o soberano Kublai Khan- líder mongol que fundou a Dinastia Yuan e dominou a China por quase um século, e seus parentes, tio e pai, exerciam funções de aconselhamento militar.

No ano de 1295, as histórias relatam que os Polo, ofereceram-se para acompanhar a viagem da Princesa Mongol até a Pérsia, voltando assim para Veneza, cheios de riquezas e especiarias e foi justamente nesse período que sua relação com o sorvete se iniciou.

Ao chegar do Oriente Médio, juntamente com suas especiais e receitas, trouxe a receita do sorvete produzido a base de água, chamado de “Sharbet” e então, muitos monarcas, e membros da corte ao descobrirem sua receita, tornaram-se viciados nessa delícia secular.

Surpreendentemente, o que muitos não sabem, é que três anos após sua chegada foi feito prisioneiro na batalha entre rivais tradicionais Venezianos e Genoveses e foi na prisão que Marco Polo narrou suas aventuras no Oriente médio para o escritor toscano Rustichello, cujo qual redigiu depois “O Livro das Maravilhas – A descrição do Mundo”, tornando assim, Marco Polo famoso mundialmente.

O livro tornou-se um clássico na literatura, e suas referências geográficas, foram utilizadas depois nas viagens marítimas nos séculos XV e XVI.

Marco Polo, ao sair da prisão, voltou para Veneza, onde permaneceu até sua morte, e nunca mais teve outra oportunidade de sair.

Suas histórias, para muitos são duvidosas pois para eles, confundiu criaturas exóticas, como elefantes, crocodilos, rinocerontes e macacos, com criaturas mágicas e mitológicas sendo os últimos descritos por ele os chamados “Unicórnios”.

Quando voltou da Ásia, grupos tribais dominaram a Rota da Seda, ao qual ligava o continente Europeu a Ásia, impedindo a passagem dos trechos mais importantes.

Marco Polo, não foi somente uma inspiração no mundo da história e figura importante no mundo do sorvete, mas também, foi inspiração de um dos maiores viajantes, Cristovão Colombo, cujo qual, histórias relatam que ele carregava consigo, uma cópia do livro do viajante e planejava seguir seus passos, até chegar ao Imperador Kublai Khan, sem saber que seu império havia sido destruído após sua partida.

A sinóloga Frances Wood lançou um livro, discutindo a possibilidade ainda de que Marco Polo sequer chegou à China... E você, após tantas curiosidades, o que acha? Ele realmente chegou à China ou tudo não passou de uma belíssima história?!

Quer saber mais sobre essas histórias incríveis? Logo a gente volta!

Até a próxima viagem!



SOBRE O AUTOR

Fran Bassi

Profissional formada em Secretariado Executivo e amante do universo Geek. Livros nunca faltaram em sua estante de boas histórias. Aos onze, descobriu sua paixão por Harry Potter e a partir daí, coleciona todos os tipos de objetos desse universo mágico. Hoje maquiadora profisional e nas horas vagas busca por histórias, contos e fatos do mundo do sorvete. Siga no Instagran

CONFIRA TAMBÉM

FLÁVIO AUGUSTO É UM DOS PALESTRANTES CONFIRMADOS DO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 22 abr., 2024
O Chef Flávio Augusto retorna ao palco do CLASH - Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados este ano, desta vez representando a ASSIIP, Associação do Setor de Sorvete de Itápolis e interior Paulista.
ESTÁ CHEGANDO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 12 abr., 2024
O Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH) é um evento anual que reúne os principais representantes do setor de Sorvetes e Gelatos. Este congresso proporciona um espaço de atualização e conexões abundantes para impulsionar as atividades dos participantes.
ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO
Por Equipe Solaretto 15 mar., 2024
No último sábado, dia 9 de março, às 19h, o Espaço Artístico Tatiane Rabachini abriu suas portas para uma noite mágica com o evento ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO. O evento foi uma celebração vibrante da cultura árabe, repleta de cores, sabores e a arte da dança.
BATE-PAPO COM MEMBROS DA ASSIIP NO ITACAST
Por Equipe Solaretto 14 fev., 2024
Na noite desta segunda-feira (12/02), o Itacast - O Podcast da Cidade das Pedras recebeu os ilustres convidados Flávio Augusto e Claudia Paschoaloto para uma conversa reveladora sobre a criação da ASSIIP - Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior. Sob o comando de Eliseu Matioli, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 20h, com o objetivo de entrevistar personalidades locais, oferecer entretenimento e esclarecer dúvidas da população em geral. Neste bate-papo descontraído e repleto de informação, os convidados compartilharam os bastidores de como tudo começou, desde a ideia inicial até a consolidação e criação da associação. Flávio e Claudia discorreram sobre a vocação de Itápolis para o sorvete, destacando a rica história e tradição do município nesse segmento. Além disso, abordaram os trabalhos desenvolvidos pela associação, como a Rota do Sorvete, um roteiro que valoriza as sorveterias locais e também o evento Decola, que mobiliza toda a cadeia de food service do interior paulista. Para conferir todos os detalhes desse animado bate-papo e conhecer mais sobre os projetos e iniciativas da ASSIIP, não deixe de assistir na íntegra o episódio que está logo abaixo. Uma oportunidade única de mergulhar no universo do sorvete em Itápolis e entender como o trabalho colaborativo e a paixão pelo sorvete podem transformar e promover o desenvolvimento econômico e cultural do município. O Itacast continua abrindo espaço para as vozes e histórias que fazem de Itápolis uma cidade vibrante e cheia de talentos. Fique ligado nos próximos episódios e participe desse podcast que celebra a diversidade, criatividade e a força da cidade das pedras.
Show More
Share by: