VOCÊ CONHECE MARCO POLO?

Equipe Solaretto • 5 de dezembro de 2018

Ao longo deste ano, muitas curiosidades já foram divulgadas, e o nome deste importante historiador já foi citado inúmeras vezes por aqui.

Quando falamos da história do sorvete, as dúvidas surgem e o Marco Polo é citado em quase todas às vezes.

O que muitos não sabem, é que ele foi o grande responsável pela divulgação dessa sobremesa pelo mundo, e graças a ele e suas histórias hoje, nós conhecemos o Sorvete.

Marco Polo, Mercador e Viajante italiano, nascido em setembro de 1255 e falecido em 1324, aos 70 anos é autor das maiores peripécias já contadas. Seu livro e suas histórias são referência na literatura antiga, e suas criaturas foram inspirações para muitas histórias que surgiram depois.

Nascido em Curzola, Dalmácia – a atual Croácia- na província Veneziana, Marco Polo começou sua história ainda jovem.

Pouco antes de seu nascimento, o pai e o tio, saíram em uma longa viagem, e então Marco Polo não os conheceu de imediato, mas aos 17 anos, já com a família de volta, decidiu embarcar na maior aventura de sua vida, indo de encontro ao Extremo Oriente com o tio e seu pai em uma viagem que durou grande parte de sua vida.

Passou pela Turquia, atravessou o Golfo da Pérsia, viveu 1 ano no Afeganistão para curar-se da Malária e passou pelo Paquistão até chegar na capital Mongol no ano de 1275.

Marco Polo viveu na China por 17 anos, exercendo funções administrativas e diplomáticas para o soberano Kublai Khan- líder mongol que fundou a Dinastia Yuan e dominou a China por quase um século, e seus parentes, tio e pai, exerciam funções de aconselhamento militar.

No ano de 1295, as histórias relatam que os Polo, ofereceram-se para acompanhar a viagem da Princesa Mongol até a Pérsia, voltando assim para Veneza, cheios de riquezas e especiarias e foi justamente nesse período que sua relação com o sorvete se iniciou.

Ao chegar do Oriente Médio, juntamente com suas especiais e receitas, trouxe a receita do sorvete produzido a base de água, chamado de “Sharbet” e então, muitos monarcas, e membros da corte ao descobrirem sua receita, tornaram-se viciados nessa delícia secular.

Surpreendentemente, o que muitos não sabem, é que três anos após sua chegada foi feito prisioneiro na batalha entre rivais tradicionais Venezianos e Genoveses e foi na prisão que Marco Polo narrou suas aventuras no Oriente médio para o escritor toscano Rustichello, cujo qual redigiu depois “O Livro das Maravilhas – A descrição do Mundo”, tornando assim, Marco Polo famoso mundialmente.

O livro tornou-se um clássico na literatura, e suas referências geográficas, foram utilizadas depois nas viagens marítimas nos séculos XV e XVI.

Marco Polo, ao sair da prisão, voltou para Veneza, onde permaneceu até sua morte, e nunca mais teve outra oportunidade de sair.

Suas histórias, para muitos são duvidosas pois para eles, confundiu criaturas exóticas, como elefantes, crocodilos, rinocerontes e macacos, com criaturas mágicas e mitológicas sendo os últimos descritos por ele os chamados “Unicórnios”.

Quando voltou da Ásia, grupos tribais dominaram a Rota da Seda, ao qual ligava o continente Europeu a Ásia, impedindo a passagem dos trechos mais importantes.

Marco Polo, não foi somente uma inspiração no mundo da história e figura importante no mundo do sorvete, mas também, foi inspiração de um dos maiores viajantes, Cristovão Colombo, cujo qual, histórias relatam que ele carregava consigo, uma cópia do livro do viajante e planejava seguir seus passos, até chegar ao Imperador Kublai Khan, sem saber que seu império havia sido destruído após sua partida.

A sinóloga Frances Wood lançou um livro, discutindo a possibilidade ainda de que Marco Polo sequer chegou à China... E você, após tantas curiosidades, o que acha? Ele realmente chegou à China ou tudo não passou de uma belíssima história?!

Quer saber mais sobre essas histórias incríveis? Logo a gente volta!

Até a próxima viagem!



CONFIRA TAMBÉM

Por Equipe Solaretto 24 de setembro de 2025
A tradicional competição “Quem Come Mais Sorvete”, um dos pontos altos da 5ª edição do Festival do Sorvete de Itápolis, que surpreendeu o público neste ano com um sabor inusitado e inovador: sorvete de Coca-Cola. Desenvolvido especialmente para o evento pela Solaretto Sorvetes, o produto foi elaborado a partir do próprio refrigerante, equilibrado com um blend exclusivo de açúcares, resultando em uma receita única que conquistou a curiosidade dos competidores e espectadores. A criação foi possível graças à parceria da Solaretto com a Prospel Distribuidora e a marca Duas Rodas, referência nacional no fornecimento de insumos para o setor. A Prospel é a distribuidora oficial da Duas Rodas na região, garantindo acesso a ingredientes de alta qualidade que possibilitam inovações como esta. O lançamento desse sabor inédito também dá continuidade à campanha inusitada lançada neste ano pelo município de Itápolis, que pleiteia a instalação de uma unidade da Coca-Cola na cidade. A ação reforça o espírito criativo e empreendedor do município, que busca atrelar sua identidade à inovação e ao fortalecimento econômico regional. Fundada em 2001, a Prospel se consolidou como uma das principais distribuidoras de insumos e soluções para o mercado alimentício. A empresa oferece produtos para fabricação de sorvetes e açaí, ingredientes para confeitaria, embalagens descartáveis e itens de higiene e limpeza. Com um Centro de Distribuição, três lojas físicas e uma loja virtual, a Prospel se destaca pela agilidade e pontualidade na entrega, atendendo um público diversificado que inclui sorveterias, restaurantes, padarias, supermercados, lanchonetes, clínicas, laboratórios e o comércio em geral. O grande destaque desta edição foi Paulo Henrique Esteves dos Santos Baptista, que conquistou o título ao devorar impressionantes 1,4 kg de sorvete em apenas cinco minutos. Sua performance surpreendeu o público e reafirmou a competição como uma das atrações mais emocionantes do festival. Confira a seguir os resultados completos. 
Por Equipe Solaretto 23 de setembro de 2025
Itápolis celebrou em grande estilo o Festival de Sorvete no dia 20 de setembro, transformando a Praça Roberto Del Guércio em um polo de lazer, cultura e gastronomia das 10h às 23h30. Reconhecida como a Capital Nacional do Sorvete, a cidade recebeu milhares de visitantes para uma programação diversificada: abertura oficial, praça de alimentação solidária, feira de artesanato (Itavem), área kids, apresentações culturais e esportivas, além da presença da Carreta Sebrae com serviços para empreendedores. Um dos momentos mais aguardados foi a tradicional competição “Quem Come Mais Sorvete”, vencida por Paulo Henrique Esteves dos Santos Baptista, que consumiu 1,4 kg em apenas 5 minutos. A ASSIIP também promoveu a degustação de sorvetes, reforçando a valorização da tradição sorveteira local por meio das sorveterias associadas. O espetáculo “O Seu Circo Mágico”, oferecido pela Prospel, encantou o público com mágica, palhaçaria e malabarismo, reafirmando o compromisso da empresa com a cidade. Já o encerramento ficou por conta dos shows de Vinícius Alberto e Grupo Quatro Mix que contagiou a todos. CONFIRA AS FOTOS
Por Equipe Solaretto 18 de setembro de 2025
A cidade de Itápolis, reconhecida nacionalmente como a Capital do Sorvete, se prepara para receber a 5ª edição da Festa do Sorvete, que será realizada no dia 20 de setembro, na Praça Roberto Del Guércio, com programação das 10h às 23h30. Desde a retomada em 2021, a Festa do Sorvete se consolidou como um dos eventos mais importantes da cidade. Em 2022, foi lançado oficialmente o projeto da Rota do Sorvete; em 2023, a competição e as atrações culturais marcaram a comemoração do Dia Nacional do Sorvete; e em 2024, a festa integrou a programação da Semana Cultural dos 162 anos de Itápolis, com shows musicais e atividades para toda a família. Para 2025, a expectativa é de que esta seja a maior edição já realizada, reforçando a tradição itapolitana e movimentando o turismo regional. Programação 10h – Abertura oficial. 11h – Abertura da Praça de Alimentação Solidária. 14h às 17h – Palco tomado pelas apresentações dos Talentos Itapolitanos, com participação do Grupo Tarantella EMEF “José Toledo de Mendonça”, Tatiane Rabachini e alunas (Dança do Ventre), Arana Garcia e alunas (Dança do Ventre), Rodrigo Rabachini (Krav Maga), Daiany Mascari (Ballet) e a tradicional Fanfarra Valentim Gentil. 15h em diante – Diversas atrações: Capoterapia, Zumba, Área Kids, Feira Itavem (artesanato), Carreta SEBRAE e o estande da ASSIIP, o nde o público poderá degustar sorvetes artesanais. A Solaretto Sorvetes estará presente mais uma vez no estande da ASSIIP, oferecendo seus sorvetes para degustação e preparando novamente o sorvete da tradicional competição “Quem come mais sorvete”, marcada das 18h às 19h . As inscrições começam às 17h30 , ao lado do palco principal, com vagas limitadas a 20 participantes. Os vencedores recebem premiação em dinheiro. Estreando na festa, a empresa Prospel traz para a cidade o espetáculo do grupo “O Seu Circo Mágico”, a partir das 15h, reunindo mágico, malabarista, palhaço e equilibrista, em uma performance que promete encantar toda a família. O encerramento será com o show de Vinícius Alberto e Grupo Quatro Mix, a partir das 19h, garantindo música e diversão até o fim da noite. 
Por Equipe Solaretto 1 de setembro de 2025
Nesta sexta-feira (29), Itápolis foi destaque no jornal Estadão, em reportagem assinada pela jornalista Ana Lourenço no quadro Bate-Volta SP, do caderno Cultura & Comportamento. A cidade foi apresentada como a Capital Nacional do Sorvete, valorizando sua tradição artesanal e a força das famílias que, de geração em geração, mantêm viva essa vocação. Entre os pontos destacados pela matéria está a história da Solaretto Sorvetes, empresa idealizada por Flávio Augusto, que também preside a ASSIIP – Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior Paulista. O Estadão ressaltou que a marca se tornou referência ao unir tradição, inovação e proximidade com o cliente, característica que diferencia as sorveterias do interior paulista. Segundo Flávio Augusto, “as sorveterias do interior proporcionam uma experiência única de acolhimento e qualidade, que vai além do sabor do produto”. Essa visão foi citada pela reportagem como exemplo do espírito associativista que fortalece não apenas a Solaretto, mas todo o setor em Itápolis. A matéria também relembrou que a cidade conta com 22 sorveterias familiares, uma produção anual de mais de 521 mil litros de sorvete, e projetos como a Rota do Sorvete e a tradicional Festa do Sorvete, que consolidam o município como referência nacional. Além da versão impressa, Itápolis e a Solaratto também ganharam espaço nas redes sociais do Estadão, no quadro Bate-Volta SP, ampliando a visibilidade e reforçando o turismo gastronômico da cidade. Confira a matéria completa e saiba como a Solaretto e Itápolis ajudaram a transformar a cidade na Capital Nacional do Sorvete.
Show More