JOSÉ FORTUNA É TEMA DA EQUIPE ITÁPOLIS

O Concurso “Talentos do Gelato Sirha Rio 2016”, que teve como principal objetivo promover a atividade de sorveteiro e incentivar criações com elementos brasileiros, foi comandado pelo mestre gelatiere Frederico Samora, onde quatro duplas de participantes realizaram suas criações em três formatos: torta gelada, cuba decorada e sobremesa empratada individual com gelato.
Para apresentar suas criações, cada dupla escolheu um tema para guiar e elaborar as suas combinações e para esse concurso, a Equipe Itápolis escolheu um ícone da nossa história e um dos maiores símbolos e referências do cenário da música sertaneja, José Fortuna.
Nascido em outubro de 1923, no Bairro da Aldeia, no município de Itápolis, José Fortuna viajou por vários estados com peças teatrais escritas, dirigidas e, muitas vezes, interpretadas por ele mesmo, mas foi no campo da música que José Fortuna se destacou.
Escreveu cerca de 2400 músicas e compôs versões de canções paraguaias, aproximando o país vizinho com a música brasileira. Entre elas podemos destacar Índia (regravada por Roberto Carlos), Meu Primeiro Amor (Caetano Veloso, Joanna e Fagner e Bruno e Marrone), Riozinho (Irmãs Galvão), Terra Tombada (Chitãozinho e Xororó), 24 Horas de Amor (Mato Grosso e Mathias), entre as que se imortalizaram na voz do próprio autor como Paineira Velha, Avenida Boiadeira e Lembranças.
Como interprete, gravou dezenas de discos ao lado do irmão Euclides Fortuna, com quem formou a dupla “Zé Fortuna e Pitangueira” e mesmo 33 anos após sua morte, José Fortuna ainda está entre os autores mais gravados no segmento da música sertaneja.
A equipe estruturou toda sua apresentação de acordo com o tema e apresentou na categoria "torta gelada", a combinação do gelato de chocolate amargo, mousse de café, mousse de banana, decorada com glaçagem espelhada e flores de paineira modeladas em pasta americana, intitulada “notas do interior”.
No quesito "cuba decorada" a equipe apresentou o sorbet de tamarindo batizando a obra de “os frutos da estrada”, fazendo alusão a música “Avenida Boiadeira”, e para encerrar, foi apresentado a sobremesa empratada “sabores da infância”, que levava a combinação do bolo de fubá com sorbet de goiaba, mousse e geleia de jabuticaba, crocantes de amendoim e uma charmosa esfera de chocolate ao leite, remetendo as brincadeiras de crianças, pautadas nos versos “Na rua Treze de Maio onde criança feliz brinquei”.
O júri responsável por avaliar os candidatos foi composto pela jornalista Cintia Oliveira (Revista Menu), e os chefs Carlos Ballota, Marcia Garbin, Rogério Shimura, Flavia Quaresma e Angelo Parrela, considerando aspectos artísticos, conformidade com o tema, degustação/sabor, originalidade e o corte, no caso da torta.
O chef Ângelo Perrela, que era presidente do júri, elogiou a Equipe de Itápolis e disse ser o tema mais criativo, já que se tratava de algo inédito em um competição sorveteira.
CONFIRA TAMBÉM

