Blog Post

SAI O RESULTADO FINAL DO BOCUSE D'OR

Fran Bassi • abr. 15, 2018

Nos dias 11 a 13 de abril de 2018, na Cidade do México aconteceu o Sirha; maior evento da alta gastronomia no mundo todo e junto com o evento, a Coupe du Monde de La Pâtisserie( Copa do Mundo de Confeitaria), e o Bocuse d’Or. Na Confeitaria, os chefs Marcone Calazans e Leticia Cruz garantiram a Wild-Card (carta convite) do quarto lugar para representar o país em Lyon e no Bocuse d’Or Luiz Filipe e Vinicius, fizeram dessa parceria um festival de cores, sabores e sensações.

Deveriam ser servidos dez pratos e o maior desafio para as equipes era juntar dois ingredientes do mar enquanto feito o empratamento. No prato de peixe, o “Salmão e Caranguejo”. O Salmão Mi-Cuit foi curado na beterraba, cozinhado a uma temperatura de 45º sem oscilações com molho de puxuri, um tempero tipicamente da região amazônica, já a carne do caranguejo foi desfiada e temperada com maionese e farinha de Uarini também típica da Amazônia, moldada a um “mil folhas” e hidratada com caldo de peixe e ovas de truta para complementar os sabores. O “Remoulade” foi batizado de pérola. O ouriço, carne extremamente brasileira e popular nas regiões litorâneas das praias do nordeste foi recriada no prato. A carne foi batida criando um flan colorido com tinta de lula e o Capellini fresco frito e colorido também com lula deram o toque para lembrar o sabor da carne de ouriço do mar. Foi criado um tartelete de palmito pupunha sendo assado, tornando-se um purê e a base do tartelete foi desenvolvida com massa de hurumaki e coberto com laminas de palmito cru, dando o toque final com raspas de limão. A combinação de sabores e o empratamento ficaram incrivelmente harmoniosos, saborosos e coloridos.

No prato de carnes, foi preparado um “Leitão e Framboesa”. A coxa do porco foi fatiada em mosaico e remontada no prato em forma de coxa de porco coberto com um mousse de frango e um lardo colognata (bacon feito na região da toscana que passa 6 meses dentro de uma caixa marmorizada para acontecer a maturação), estragão( tempero muito usado na gastronomia francesa e se encaixa em muitos pratos) e molho de framboesa finalizaram o prato. O lombo do leitão foi prensado e moldado com pele da barriga servido com frango, lardo de colognata e trufas negras. A terrine de foies gras com gelatina de trufa e framboesa na forma de um “mil folhas”, foi uma guarnição em homenagem ao grande Chef Paul Bocuse e o little VG, consume de trufas, foies gras, cenouras e aipo foi coberto com uma massa folheada. Com uma apresentação tão brasileira, o que dizer então do Cural? Essa maravilha brasileira foi servida com orelha de porco defumada e farofa de torresminhos. O canoli de biju preparado com polvilho azedo, recheado com um delicioso purê de castanha de caju com uma redução de tucupi com trufas.

Depois dessa quantia de combinações é até difícil não dar água na boca! Com tudo isso, o Brasil garantiu sua vaga na grande final em Lyon e nós desejamos muita sorte à equipe brasileira!



Apresentação da Equipe Brasileira no Bocuse d’Or México 2018

Apresentação da Equipe Brasileira na Coupe du Monde de La Pâtisserie México 2018


SOBRE O AUTOR

Fran Bassi

Profissional formada em Secretariado Executivo e amante do universo Geek. Livros nunca faltaram em sua estante de boas histórias. Aos onze, descobriu sua paixão por Harry Potter e a partir daí, coleciona todos os tipos de objetos desse universo mágico. Hoje maquiadora profisional e nas horas vagas busca por histórias, contos e fatos do mundo do sorvete. Siga no Instagran

CONFIRA TAMBÉM

FLÁVIO AUGUSTO É UM DOS PALESTRANTES CONFIRMADOS DO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 22 abr., 2024
O Chef Flávio Augusto retorna ao palco do CLASH - Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados este ano, desta vez representando a ASSIIP, Associação do Setor de Sorvete de Itápolis e interior Paulista.
ESTÁ CHEGANDO CLASH 2024
Por Equipe Solaretto 12 abr., 2024
O Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (CLASH) é um evento anual que reúne os principais representantes do setor de Sorvetes e Gelatos. Este congresso proporciona um espaço de atualização e conexões abundantes para impulsionar as atividades dos participantes.
ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO
Por Equipe Solaretto 15 mar., 2024
No último sábado, dia 9 de março, às 19h, o Espaço Artístico Tatiane Rabachini abriu suas portas para uma noite mágica com o evento ARABIC HARÉM DEGUSTAÇÃO. O evento foi uma celebração vibrante da cultura árabe, repleta de cores, sabores e a arte da dança.
BATE-PAPO COM MEMBROS DA ASSIIP NO ITACAST
Por Equipe Solaretto 14 fev., 2024
Na noite desta segunda-feira (12/02), o Itacast - O Podcast da Cidade das Pedras recebeu os ilustres convidados Flávio Augusto e Claudia Paschoaloto para uma conversa reveladora sobre a criação da ASSIIP - Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior. Sob o comando de Eliseu Matioli, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 20h, com o objetivo de entrevistar personalidades locais, oferecer entretenimento e esclarecer dúvidas da população em geral. Neste bate-papo descontraído e repleto de informação, os convidados compartilharam os bastidores de como tudo começou, desde a ideia inicial até a consolidação e criação da associação. Flávio e Claudia discorreram sobre a vocação de Itápolis para o sorvete, destacando a rica história e tradição do município nesse segmento. Além disso, abordaram os trabalhos desenvolvidos pela associação, como a Rota do Sorvete, um roteiro que valoriza as sorveterias locais e também o evento Decola, que mobiliza toda a cadeia de food service do interior paulista. Para conferir todos os detalhes desse animado bate-papo e conhecer mais sobre os projetos e iniciativas da ASSIIP, não deixe de assistir na íntegra o episódio que está logo abaixo. Uma oportunidade única de mergulhar no universo do sorvete em Itápolis e entender como o trabalho colaborativo e a paixão pelo sorvete podem transformar e promover o desenvolvimento econômico e cultural do município. O Itacast continua abrindo espaço para as vozes e histórias que fazem de Itápolis uma cidade vibrante e cheia de talentos. Fique ligado nos próximos episódios e participe desse podcast que celebra a diversidade, criatividade e a força da cidade das pedras.
Show More
Share by: